
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTORES CAPACITADOS
Com atuação de vinte anos na Administração Pública no Brasil e comparando com a de Portugal concluo que os dois países enfrentam idêntica problemática: a falta de capacitação dos gestores públicos.
Os cargos máximos de chefias nos Órgãos Públicos, em sua grande maioria, são ocupados por profissionais com competências em outras áreas, assim, administram sem capacitação em gestão pública.
A gestão da coisa pública, além da observância dos princípios da legalidade, moralidade e publicidade, deve ser eficiente, capaz de administrar crises e obter resultados.
O gestor deve buscar constantemente a capacitação e conhecimentos aplicáveis ao setor, considerando os métodos fundamentais de administração: planejamento, direção, controle e avaliação – PDCA.
Para que tenha credibilidade, o gestor público precisa manter-se atento à conduta ética e à essência fundamental da esfera pública: maximização dos benefícios sociais (satisfação do interesse público).
O Trindade da Costa Advocacia presta consultoria para Órgãos Públicos na área de governança pública.
Oferecemos ainda capacitação para gestores e servidores (governança pública, implementação de programa de compliance, licitações e contratos, procedimento administrativo disciplinar).
- Posted by Raquel Trindade da Costa
- On 23 de janeiro de 2020
- 0 Comment