
ÉTICA, UM VALOR A SER RESGATADO
Gravitas é um termo latino que nomeia uma das virtudes prezadas pela antiga sociedade romana.
As outras eram a dignitas, a pietas e a iustitia.
Gravitas significa literalmente peso, mas veio adquirir o significado de uma personalidade ética, de seriedade e de apego à honra e ao dever.
A mesma palavra deu origem ao termo português gravidade, que em parte compartilha do mesmo significado de seriedade, e também de importância.
A Ética é um valor antigo e precisa ser resgatado pelos Gestores de Pessoas Jurídicas Públicas e Privadas.
Um Programa de Conformidade (Compliance) a ser criado e implementado em um Ente Público ou Empresa jamais terá efetividade se desprezar um dos seus pilares: a Ética.
O dicionário Priberam da Língua Portuguesa define “Ética” como um “Conjunto de regras de conduta de um indivíduo ou de um grupo“.
O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute) – PMI, uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos, define quatro valores principais em seu Código de Ética e Conduta: Responsabilidade, Respeito, Justiça e Honestidade.
Responsabilidade é nossa obrigação de assumir a propriedade pelas decisões que tomamos ou não, pelas ações realizadas ou não, e pelas consequências resultantes.
Respeito é a nossa obrigação de mostrar uma consideração elevada por nós mesmos, por outras pessoas e pelos recursos confiados a nós. Os recursos confiados a nós podem incluir pessoas, dinheiro, reputação, segurança de terceiros, e recursos naturais ou ambientais.
Um ambiente de respeito origina confiança, segurança e excelência de desempenho, estimulando a cooperação mútua – um ambiente onde perspectivas e visões diferentes são estimuladas e valorizadas.
Justiça é nossa obrigação de tomar decisões e agir de forma imparcial e objetiva. Nossa conduta deve ser isenta de interesse próprio, preconceito e favoritismo.
Honestidade é a nossa obrigação de entender a verdade e agir de maneira honesta tanto em nossas comunicações como em nossa conduta.
A postura ética constrói ou destrói a reputação de uma empresa ou Ente Público.
A consciência de que as ações e decisões podem afetar e ter repercussões negativas na vida de outros deve estar presente em cada um de nós.
Numa empresa a obtenção do lucro não justifica ultrapassar os valores morais e éticos. O profissional, enquanto pessoa, deve pensar e decidir não só com vista no lucro, mas apoiado na ética. Esta deve ser presença constante nos negócios que se realizam e, sobretudo, nas relações que se estabelecem.
O modelo deve ser dado pelo líder. Os seus colaboradores irão seguir o seu exemplo. A atuação baseada em princípios éticos é uma manifestação da responsabilidade social da empresa e do fim público.
A ética posta em prática revela-se na própria constituição da empresa e do Ente Público, propicia um ambiente de trabalho saudável e benéfico à realização da vida profissional de cada pessoa.
A adoção de padrões de conduta ética é uma exigência cada vez mais presente. A ética é aquilo que você faz e o que a sua Empresa ou Ente Público praticam.
A Ética deve ser resgatada através da capacitação de seus gestores, resgatando os valores que lhe definem.
- Posted by Raquel Trindade da Costa
- On 29 de janeiro de 2020
- 0 Comment