
NOVIDADE – CONSULTORIA PARA TRANSIÇÃO SUSTENTÁVEL OU CTS
A nova área de atuação do Trindade da Costa Advocacia é a Consultoria para Transição Sustentável ou CTS.
Para pensar em um futuro habitável da Terra, sim nossa casa-mãe, é imprescindível a atuação ecológica comprometida e efetiva de todos, mas principalmente, dos atores dos grandes nichos que movem a sociedade: economia e política.
Entretanto, esse compromisso não pode ser blá-blá-blá, mas o concreto esforço realizado por uma empresa no sentido de ter uma operação mais sustentável, em que a preocupação ambiental e social não sucumbem ao lucro.
A atuação ecológica possui três pilares que são conhecidos como ESG ou Environmental, Social and Governance (traduzido para o português significa Ambiental, Social e Governança). Esse termo surgiu em 2005, no relatório “Who Cares Wins”, uma iniciativa da ONU – Organização das Nações Unidas.
As práticas fomentadas pelo ESG consistem em critérios ambientais, sociais e de governança utilizados por empresas a fim de demonstrarem um comprometimento com os impactos para com a sociedade e meio ambiente em que estão inseridas.
AMBIENTAL
Empresas devem procurar alternativas de energias mais limpas, eliminar efeitos poluidores do ar e da água e redução de resíduos produzidos.
A transição de fontes de energia, por exemplo, faz parte da estratégia chamada “mitigação”, que consiste em reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases nocivos para a atmosfera.
SOCIAL
As práticas de ESG visam a conformidade do relacionamento da empresa com os seus trabalhadores, fornecedores, clientes e sociedade como um todo.
É necessário cumprir a legislação trabalhista, cultivar o relacionamento ético e promover o respeito pelas diversidades na relação de trabalho.
A responsabilização da cadeia produtiva é um dos alvos, porque se existir trabalho degradante, análogo ao escravo ou infantil, haverá o comprometimento negativo de toda a relação, desde a produção até ao consumidor.
GOVERNANÇA
A boa governança é uma das bases da sustentabilidade empresarial.
É o processo de gestão de uma empresa, garantindo que as ações sejam coerentes com leis, normas e princípios.
Os quatro pilares da governança corporativa são:
• Prestação de contas: assumir seus atos diante à sociedade, sejam bons ou ruins.
• Transparência: disponibilizar informações para as partes interessadas, para além das obrigações legais.
• Equidade: oferecer o mesmo tratamento para todos os stakerholders (funcionários, fornecedores, acionistas, entre outros), levando em consideração suas necessidades.
• Responsabilidade corporativa: minimizar as externalidades negativas e potencializar as positivas.
O QUE É A CTS
A CTS – Consultoria para Transição Sustentável é aplicada para a implementação de práticas de ESG, ou seja, para a conformidade das empresas às leis e regulamentos ambientais, sociais e de governança.
CTS e Conformidade
A CTS irá orientar sobre os valores que orientam as relações de trabalho, os contratos celebrados com fornecedores com acompanhamento da cadeia produtiva, contratos de fusão e aquisição, respeito aos direitos humanos e aos direitos ambientais.
CTS e Gestão de Riscos
A CTS promove a gestão de riscos, o que possibilita detectar preventivamente comportamentos e processos que representam alto risco e futuros prejuízos à Empresa.
Para garantir a efetividade das práticas de ESG, mais uma vez reforçamos que é papel do jurídico sua participação como parceiro de negócios, estando à frente na orientação e garantia da sua aplicabilidade em toda corporação.
Então, qual é ou será tua pegada ecológica?
Vem para um futuro sustentável.
Consultoria para Transição Sustentável é com Trindade da Costa Advocacia.
Trindade da Costa – Ubi societas, ibi jus – “onde há sociedade, há Direito”
- Posted by Raquel Trindade da Costa
- On 10 de maio de 2022
- 0 Comment