
Mensagem de Ano Novo – Um alerta
Mensagem de Ano Novo – Um alerta
Mas na profissão, além de amar, tem de saber. E o saber leva tempo para crescer.
Rubem Alves
Estamos nos primeiros dias de um Novo Ano, com o coração alegre, mente renovada e plenos de esperança para os novos dias que virão.
Entretanto, minha mensagem de Ano Novo vai além dos bons votos para os próximos 363 dias. Sim para os dois pensamentos que você teve: este ano têm 366 dias e já correram três dias de 2024!
Minha mensagem é um alerta para a fragilidade dos direitos que vivemos atualmente: uso sem controle da Inteligência Artificial, violação de dados, flexibilidade dos direitos trabalhistas, violação aos consumidores, meio ambiente, entre outras.
Contudo, acredito que um dos agentes dessa fragilidade é propagação, via internet, de informações inconsistentes e por pessoas que não detém conhecimento formal dos temas.
É óbvio que meu discurso é sobre o profissional do Direito: o Advogado.
É crescente e alarmante o nível de informações erradas que são divulgadas na Internet por vídeos, imagens ou textos. Por pessoas que não detém qualquer conhecimento jurídico e não estão vinculadas aos deveres da profissão.
Contudo, o mais grave, é perceber que pessoas, com reais problemas jurídicos, acreditam resolver essas questões sem contratar um Advogado, somente com consultas ao Dr. Google ou em redes sociais.
Você leu no parágrafo anterior contratar um Advogado, certo? Pois é exatamente esse o “x” da questão a contratação, pagar por um esclarecimento, por uma leitura e análise de um contrato, entre mil outras situações jurídicas que são da competência de um Advogado.
Qualquer profissional que você precise terá que pagar por seus serviços direta ou indiretamente: médico particular ou de plano de saúde, dentista, contador, cabeleireiro, limpeza, etc. Com, absolutamente, nenhum deles você terá o serviço executado sem que pague por isso, isso é fato.
Mas, há uma cultura generalizada da “olhadinha” pelo Advogado a uma questão, um processo, como se isso não custasse algo a esse profissional. Sim, custa!
O Advogado fez faculdade, pós-graduação, no mínimo, além de continuar estudando ao longo da carreira, “só isso” já justifica pagar por uma “olhadinha”.
Mas, não é só, há o principal: o tempo do Advogado. Sim, nós vivemos do nosso conhecimento e do tempo que dedicamos à atividade de consultoria e em Tribunais.
Como afirmei no início desse texto: minha mensagem de Ano Novo é um alerta.
Cuidado, porque quanto mais você acreditar que pode resolver problemas jurídicos sozinho ou na Internet, mas frágil o seu direito ficará.
Advogados existem para construir soluções jurídicas para os casos concretos, com a análise das possibilidades legais para mitigar e prevenir conflitos, ou proteger um direito em Tribunal.
Que o Novo Ano traga a consciência de que todos vivemos em um Estado, onde existe um ordenamento jurídico que confere direitos e deveres a cada um de nós. E que o único profissional capacitado e com competência para proteger esses direitos, prevenir conflitos e defender quando violados ou ameaçados de sofrer violação, é o Advogado.
Trindade da Costa Advocacia, mais de 25 anos a construir soluções jurídicas para prevenir e mitigar conflitos.
- Posted by Raquel Trindade da Costa
- On 3 de janeiro de 2024
- 0 Comment